We're sunsetting PodQuest on 2025-07-28. Thank you for your support!
Export Podcast Subscriptions
cover of episode “A China é o futuro do Brasil no e-commerce”, afirma diretor do Aliexpress #F5ECBR

“A China é o futuro do Brasil no e-commerce”, afirma diretor do Aliexpress #F5ECBR

2020/11/3
logo of podcast F5 E-Commerce Brasil

F5 E-Commerce Brasil

Shownotes Transcript

Toda semana destacamos as 5 reportagens que mais se destacaram em nosso portal, para discutir com nosso time as entrelinhas de acordo com o nosso mercado de E-commerce apresentado pela nossa jornalista Paola Cecchi e nossa diretora Vivianne Vilela, com o convidado especial do dia, Gustavo Freitas, editor-chefe do E-Commerce Brasil.

Essa semana as seguintes notícias foram as mais relevantes:

  • Correios lançam espaço com lockers para entrega de encomendas no DF:

Os Correios e a Administração Regional do Paranoá (DF) lançaram na terça-feira (27) um canal de atendimento para os moradores da região receberem diretamente os seus objetos postais: o locker Correios, um armário exclusivo para entrega de encomendas.

A solução traz mais conveniência à população, principalmente para aqueles que não podem receber suas encomendas durante o dia ou quando o destino se trata de um condomínio sem portaria, por exemplo. Cerca de 6 mil famílias, moradoras do Paranoá Parque e Itapoã passam a ser atendidas por mais este canal de atendimento.

  • Vendas do comércio eletrônico devem crescer 27% na Black Friday

As vendas do comércio eletrônico devem crescem 27% na Black Friday deste ano em comparação com o mesmo período de 2019. O resultado positivo ainda tem potencial para impulsionar em 38% a performance do e-commerce para o ano de 2020, segundo dados da Ebit Nielsen.

As previsões superam o desempenho do comércio eletrônico no ano passado. De acordo com a Ebit Nielsen, o faturamento do e-commerce cresceu 16,3% em 2019, alcançando a marca de R$ 61,9 bilhões. Já a Black Friday havia registrado alta de 23,6% para R$ 3,2 bilhões.

  • Comparador de preços do Google chega ao Brasil para a Black Friday

Os novos recursos de comparação e rastreamento de preços do Google Shopping estão agora disponíveis no Brasil. Com isso, a empresa pretende tornar mais fácil a vida dos consumidores brasileiros durante o período da Black Friday.

Em um ano atípico por conta da pandemia, grande parte dos consumidores já estão se movimentando em busca de promoções e vantagens. Uma pesquisa encomendada pelo Google, e realizada pela empresa de consultoria Provokers, mostrou que 62% dos brasileiros pretendem pesquisar e comprar na Black Friday com um mês ou mais de antecedência.

  • 33% dos usuários recorrem ao WhatsApp para pesquisar sobre produtos

O WhatsApp já é bastante utilizado para realizar compras. De acordo com pesquisa da MindMiners, 33% dos usuários recorrem ao aplicativo para tirar dúvidas e buscar informações sobre produtos; 27% usam o app para realizar compras e 24% dizem também contratar serviços.

Usado por mais de 160 milhões de brasileiros, o WhatsApp se consolidou durante a pandemia da Covid-19 como um novo canal de vendas no país. As empresas passaram a investir ainda mais no aplicativo para atender o consumidor que evita circular na rua, no transporte público e nos shoppings.

  • “A China é o futuro do Brasil no e-commerce”, afirma diretor do Aliexpress

O maior concorrente do Aliexpress no Brasil não é a Amazon ou o Magalu, mas sim a baixa participação do comércio eletrônico nas vendas totais, afirma Yan Di, diretor geral do Aliexpress no Brasil, em entrevista à revista Exame.

O e-commerce no Brasil é dezenas vezes menor do que o setor na China, país natal do Aliexpress, divisão de marketplace do grupo Alibaba. Por isso, a companhia ainda sofre com o custo e demora logística no país.

No ano passado, o comércio eletrônico representou 5% do varejo total no Brasil, e quase 30% na China. Com a pandemia, a participação das vendas online aumentou – a exemplo do que aconteceu no país asiático durante a pandemia da Sars em 2003.