Toda semana comentamos as 5 reportagens que mais se destacaram em nosso portal com um time de especialistas e sempre um convidado especial.
O bate papo é conduzido pela nossa jornalista Paola Cecchi, o executivo Samuel Gonsales e hoje, nossa convidada especial é a Vivianne Vilela, diretora do E-Commerce Brasil.
Confiram as principais notícias do e-commerce no Brasil:
Nos últimos cinco anos, o e-commerce nos mercados emergentes — como Brasil, Colômbia, Indonésia e Índia — cresceu 30% e esse crescimento representa um aumento de valor de US$ 242 bilhões, atingindo um total de US$ 834 bilhões ao final de 2019. O primeiro semestre de 2020 teve um aumento global nas vendas online, continuando essa escalada, segundo relatório da Euromonitor.
De acordo com o relatório, o crescimento do comércio eletrônico nos mercados emergentes pode ser atribuído à alta na velocidade de penetração da internet e ao comportamento dos consumidores, que passam a querer realizar comparações facilmente nos preços e qualidade dos produtos antes de comprar.
As avaliações falsas na Amazon durante a pandemia subiram para níveis normalmente vistos durante a temporada de compras de fim de ano. Cerca de 42% dos 720 milhões de avaliações da Amazon acompanhadas pelo serviço de monitoramento Fakespot de março a setembro não eram confiáveis em relação a cerca de 36% no mesmo período do ano passado.
O aumento de avaliações falsas correspondeu à corrida online de milhões de compradores que evitam ir às lojas por causa do coronavírus.
“Só vimos esses números na Black Friday ou no período do Natal de 2019”, disse o fundador e CEO da Fakespot, Saoud Khalifah. “Em 2020, o aumento das avaliações falsas proliferou de maneira rápida, coincidindo com medidas de lockdown nos EUA.
” Em contraste, quase 36% das avaliações do Walmart.com monitoradas pela Fakespot durante o mesmo período eram falsas – quase o mesmo nível do ano passado.
As transações globais de e-commerce durante o período de festas entre outubro e dezembro devem aumentar 27%, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo novos dados de comparação da ACI Worldwide
Os dados, que são baseados em centenas de milhões de transações de comércio eletrônico de comerciantes globais, também projetaram um aumento de 40% nas compras online e retirada na loja (BOPIS) ou click-and-collect.
As mudanças dos hábitos de consumo durante a pandemia do coronavírus, com as pessoas em casa e comprando mais produtos pela internet aumentou a demanda por embalagens.
Os impactos dessas mudanças e das restrições provocadas pelas quarentenas para reduzir a disseminação do vírus estão sendo sentidos em várias partes da cadeia de produção.
O setor de papelão chegou a registrar uma queda de 3,2% no segundo trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2019, depois de uma alta de 7,5% nos primeiros três meses de 2020.
No entanto, segundo a Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), de junho a setembro o setor se recuperou e as vendas de chapas de papelão ondulado aumentaram 15,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Facebook divulgou na segunda-feira (19) a disponibilização de uma API para mensageria no Instagram, permitindo que empresas usem bots para conversarem com seus clientes através das mensagens diretas (Direct Messages) do aplicativo.